CC Radio Portugal

quinta-feira, 12 de março de 2015

O Poder de um Abraço

Quando foi a última vez que tiveste um abraço? Não digo um daqueles abraços falsos, um bocado forçados, tipo saudação social, mas um verdadeiro abraço, sincero, honesto e bom? Espero que não tenha sido há muito tempo. Nunca subestime os benefícios de um abraço. Um abraço pode fazer-nos sentir muito melhor e contribuir para o nosso bem-estar, verdadeiramente. Os Abraços realmente têm um poder incrível!

Provavelmente já experimentaste muitas vezes quando eras uma criança e te magoavas ou esfolavas um joelho, um abraço confortante da tua mãe ou do teu pai, instantaneamente tornou as coisas melhores. Ou quando confrontado com um trauma emocional, como por exemplo o fim de uma relação, um abraço de um amigo ajuda bastante. Qual é uma das primeiras coisas que costumamos fazer quando alguém perto de nós está a sofrer? Nós oferecemos um abraço. É instintivo e cura. Um abraço pode fazer-nos sentir muito melhor e contribuir para o nosso bem-estar.
Mesmo quando não há ninguém por perto para nos abraçar ou para abraçarmos, podemos obter algum conforto abraçando uma almofada, um animal de estimação, um peluche ou mesmo uma árvore. Quantas vezes já viste uma criança a abraçar um urso de peluche ou a sua boneca favorita? Isso dá-lhes uma sensação de segurança e fá-los sentir melhor. Embora a maioria dos adultos não admita isso, eles também provavelmente tem um objecto favorito para recorrer ou um animal de estimação, quando não há parceiro abraço humano nas proximidades. Os Abraços são terapêuticos! 

A famosa frase de psicoterapeuta Virginia Satir, “Precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver. Precisamos de oito abraços por dia para nos manter. Precisamos de doze abraços por dia para crescer. “Se esses números exactos foram cientificamente comprovados não sei mas há uma grande quantidade de evidências científicas em relação à importância dos abraços e do contacto físico.
Investigadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram que mesmo um breve abraço – tão pouco quanto 20 segundos – dado pelo parceiro, pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol que contribuem para o stress. Além de diminuir os níveis de stress, os abraços também influenciam a redução da pressão arterial. Aparentemente, um abraço faz o seu coração bom de muitas maneiras!
Há algum tempo atrás havia um vídeo no YouTube que se tornou viral. Foi feito por Juan Mann, que segurava um cartaz que dizia “Free Hugs”, numa praça pública. Infelizmente ele teve de esperar algum tempo antes que alguém aceitasse a sua oferta, mas com o desenrolar do tempo as coisas melhoraram até que ele se tornou uma sensação. Ele criou assim a “Free Hugs Campaign”. Ele só queria mostrar o quão desesperadamente precisamos de mais abraços nas nossas vidas.

Uma vez que oferecer abraços a estranhos não é um método muito usual para aumentar a dose diária recomendada de abraços da maioria das pessoas, há muitas outras maneiras de fazer crescer o teu quociente de abraços.

Diz-se que a caridade começa em casa, assim como o hábito do abraço! Comece na sua própria casa. Jura a ti próprio que irás abraçar os teus familiares ou amigos com mais frequência. Na próxima vez que estiveres numa festa ou reunião, oferece um abraço às pessoas quando fores cumprimentá-las ou despedir-te. É um óptimo hábito para se desenvolver. Quem sabe se podes acabar por começar a organizar festas do abraço. Aproveita todas as oportunidades para abraçar as pessoas, quando for apropriado. E não te esqueças dos teus animais de estimação. Eles também adoram abraços!

Às vezes, a maneira mais fácil e mais simples de obter mais abraços é perguntando. Raramente alguém recusa e é sempre uma situação win-win! Os Abraços são poderosos e quem sabe, talvez abraçando mais podemos de uma forma incrível curar o mundo! Já tiveste um tipo de dia muito ocupado que talvez te deixa a sentir um pouco desconectado? Eu tenho e raramente noto isso, até que alguém vem e coloca uma mão nas minhas costas para chamar a minha atenção e meu cérebro diz: “Uau! Senti-me mesmo muito bem!” O mais simples toque humano quando não está à espera disso, ou até mesmo quando se está espera disso, pode trazer tanta alegria e contentamento. Um abraço é um passo na direcção de um nível superior de relacionamento e muitos de nós não temos em atenção a nossa quota diária de abraços. 
E se tens duvidas no porquê de deveres dar tantos abraços clica aqui.

In: SU

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente!,