CC Radio Portugal

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mãe... Amo-te tanto!

Olá mãmã
Apesar de falar e pensar em ti todos os dias, há já algum tempo que nada coloco aqui.
Sabes manter este monólogo diariamente, é uma forma de lidar com a tua ausência, mas há dias que esta ausência supera todas virtudes de um ser humano por muito optimista que possa ser.. hojé.. é um desses dias..
Todos nós procuramos um refúgio, uns engradecem o nosso espírito, porém, existem outros que nos dão largas à imaginação, e aqui por vezes deixamo-nos levar pela vida madrasta que, ou elegemos, ou simplesmente aceitamos o tal "destino" que nos abre o caminho para o desconhecido daquele que diariamente nos debatemos: O sentimento...
E afirmo ser desconhecido porque há momentos em que não sabemos como combater com estas vicissitudes.
Voltando ao assunto, hoje voltei a sentir mais do que nunca uma tristeza que me aperta o peito ao ponto de me fazer soltar o grito mudo do desespero de não te ver.
Refugio-me nos cantos da casa para que não me possam ver. Inesperadamente olhei para o espelho e vi-me pela primeira vez com um olhar quase que inexistente, lavado em lágrimas, rodeada por um vazio constante que embora o enfrente, nem dou por vezes pela minha existência.
Desenvolvo outras capacidades a fim de me ocupar, como sabes, adoro rádio, mas... há sempre um mas...
Busco nas imagens a tranquilidade do momento, o sossego, a paz, algo que me preencha esse vazio.. Na verdade já perdi a noção de quanto tempo é que existe esta lacuna.
Talvez me dedique em demasia a outros, ou não!
Talvez procure uma justificação injustificavel...
A verosimelhança entre a realidade e pensar que vivemos é praticamente similar, mas hoje... por entre as mensagens que lemos e outras imagens que encontramos, algo me fez concentrar mais em ti.
Desconheço o autor mas sacudiu a minha realidade:

"No dia eu não puder mais ir até ti, não te esqueças de vir até mim. Se um dia eu não me recordar de ti, lembra-me quem tu és. Se um dia eu não puder expressar o meu orgulho e amor por ti, apenas sente e pretendo que saibas que na minha alma nada disso se perdeu, tu continuas e sempre continuarás sendo parte da minha vida".

Este parágrafo simplesmente... derrubou-me!
De imediato senti a emergência de te abraçar, de te tocar, de sentir os teus lábios na minha face.. E onde estás mãe.. não posso chegar junto a ti..
Dei por mim a perder-me nas lembranças de um passado recente...
Aqui estas tu e o pai, uma das fotos mais bonitas tuas, ainda estavas com alguma saúde:

Agosto de 2007 em pleno baixo Alentejo

O teu sorriso era contangiante, recordo-me que fomos parar a um restaurante da área, e que bem enganados que fomos :)
O papá reclamou tanto, enquanto tu e eu nos ríamos às gargalhadas. Foi muito bem passado esse verão.
Por entre muito boas recordações que me deixaste e acredita que foram muitas, também me deste o orgulho de conhecer a Esposa, Mãe e Mulher que sempre foste: A minha Referência.
Os assuntos contigo não ficavam pendentes, tiveste sempre uma capacidade de resolução em todas ou quase todas as situações do quotidiano. Sempre um passo à frente. Altiva, senhora do seu nariz, determinada, impulsiva, não te enganavam facilmente, excelente gestora.
Deixaste um legado muito extenso para quem quisesse contigo aprender e dentro de ti um coração enorme, incapaz de caber o universo, porque, o teu olhar.. esse olhar que ocultava todo o sofrimento que a vida te fez passar, até esse.. tu disfarçavas..
Sabes, as vezes continuo com aquela sensação de nao te ter compreendido da melhor forma, e esse, é o preço que pago pelo que sinto, não que não tentasse, mas poderia ter feito melhor e só lamento não ter ou sentir que não estive à altura...


De entre o que mais me dói foram os teus ultimos meses de sofrimento.
Na verdade zanguei-me tanto com Deus por te deixar sofrer tanto mas tanto e a incapacidade que sentia sem poder fazer algo...
Naquela cama do hospital... não abrias os olhos, mas as lágrimas corriam, tu sabias o que te esperava.. e eu também... pior ainda sem poder parar o tempo, a dor, o aperto, sem poder retirar o teu quadro clinico... negro; Chorei desesperada muitas vezes longe dos olhares de outros e as noites em claro passadas, entre soluços, lágrimas e o desespero de não te querer ver partir.
Eu tenho a consciência que por vezes nos tornamos muito egoístas. Deus chamou-te e eu queria que permanecesses, mas mesmo que saisses, a tua vida já estava numa cadeira de rodas e após essa provavél saída a tendência seria mesmo para piorar, ou seja, não tinhas qualidade de vida e eu seria eternamente egoísta por querer que ficasses entre nós, a que preço? O teu coração aguentou até mais não poder e as tuas forças deram lugar àquilo que precisarias muito mais do que qualquer um de nós pudesse imaginar: Paz de Espírito.
Hoje sei que estás bem, apareces-me em sonhos, e vejo-te claramente com aquele sorriso contangiante que garantidamente ilumina os meus dias.
Contudo, tenho algumas palavras para te deixar, algo que embora saibas, mesmo que te o tenha dito em vida, neste momento, sinto a necessidade de repetir, até porque nunca é demais repetir que te amo, que sinto saudades tuas e sobretudo que me ensinaste a ser a Mulher que sou hoje, mas aplico aos dois, tanto a Ti como ao Pai.
Nunca é demais repetir que a vida não é medida durante anos, senão por entre aqueles momentos que nos tiram a respiração;
O respeito, o amor, os valores ou principios e a admiração que sinto pelos seres que nos deram a vida, ficam para sempre dentro do meu coração,
O prazer que me concedeste por ter participado na tua vida, contribuindo com acções, para te proporcionar um dos teus melhores sorrisos fez com que valesse a pena ter vindo ao Mundo. Na minha mente guardarei as nossas vivências, todas elas, porque todas tiveram um objectivo: ensinar. No meu coração guardarei as tuas palavras de amor e incentivo; os teus beijos serão o alimento da minha alma e o bálsamo da minha vida porque mesmo quando aconteceu a separação iminente não existiu o factor tempo porque este é curto perante a realidade de ter tido a bela experiência de ter tido o teu carinho e a tua entrega incondicional nos nossos melhores anos. O que me conforta é que a distancia não é tão grande quando a mente e o espirito se unem para manter viva a memória e os ensinamentos daqueles que nos amam para sempre.

Mãe, agradeço-te por teres existido e contemplado a minha vida!

2 comentários:

  1. Descreves a tua mãe como se ela tivesse sido uma lanterna na tua mão. Mas não só, continuas a senti-la assim e isso é o mais importante. O mais importante é deixar que aquilo que nos alegrou no passado não nos cubra agora de ansiedade. Lembra-te sempre que a nossa alma é muito grande. Ela permite-nos, se a autorizarmos, a olhar para além dos limites e a imaginar que os milagres existem.Não podemos parar diante de um acontecimento, isso pode tornar-os insensíveis a outros acontecimentos ao nosso redor. A vida, o Universo coordenam um número infintio de acontecimentos em simultaneo e tu fazes parte de toda essa actvidade. Aqueles que nos amaram e partiram certamente desejariam saber que aproveitamos o que eles nos ofereceram com tanto amor. Que soubemos juntar cada lição vinda deles às infinitas oportunidades que a vida nos oferece e que desse modo continuamos um pouco a obra deles. Por muito grande que seja o nosso amor nunca é suficiente para impedir que o outro sofra. Escrever faz bem e eu sinto que quando escreves, o fazes com a alma. Eu acredito na tua capacidade de vencer. Eu noto a tua sensibilidade aos pormenores em cada analise que fazes a certos assuntos. Isso dar-te-á capacidade para veres amanhã algo que hoje olhaste e nem reparaste e sentirás que tens muito para viver... sorrindo.

    ResponderEliminar
  2. Nanda agradeço as tuas palavras :). Sim tenta.se sobreviver a dor da saudade, esta é uma luta que estou a aprender e está a ser dificil. Agradeço.te nanda!

    ResponderEliminar

Comente!,