CC Radio Portugal

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Artigo de opinião: Que futuro nos reserva?

Nunca tive por hábito mencionar ou escrever sobre a face negra da Política, até porque não pertenço a partido algum, eu voto nas pessoas em que acredito, não em partidos!
No entanto, será a primeira vez que escrevo sobre o rumo que Portugal está a tomar e face à pergunta exposta, venho por este meio tentar perceber o que o futuro nos reserva.

O orçamento para 2013 que nos bate à porta é considerado o mais duro (politicamente falando…colossal de todos os tempos).
O colapso ao Euro, creio ser evidente para todos, sofremos nós bem como a Grécia, Itália, Espanha e outros mais estarão por cair nas teias troikianas.

Nos últimos dias, li alguns títulos jornalísticos que são no mínimo… diria aterrorizadores, senão vejamos:

- Jornal Público vai despedir 48 colaboradores e apostar mais no ‘online’

- 2013: Descubra os ministérios que mais ganham e perdem com o Orçamento – este até convém alargar um pouco mais a noticia que diz o seguinte: “O Diário de Notícias (DN) fez as contas, comparando com valores do Orçamento anterior, e revela, esta terça-feira, que o Ministério da Defesa e o da Segurança Social são os mais favorecidos no Orçamento do Estado para o próximo ano. Em sentido inverso, os Ministérios da Saúde, das Finanças e da Educação são os que levam os maiores cortes.” – Conveniente não?

- Cortes: Cimpor pretendem dispensar 60 trabalhadores - A Cimpor vai reduzir o pessoal em 60 postos de trabalho, no âmbito de um processo de restruturação da empresa. A cimenteira vai avançar com 40 pré-reformas e 20 rescisões por mútuo acordo.

- Fisco: Classe média foi a mais afectada com aumento de impostos nos últimos 12 anos - O jornal i apresenta, esta quarta-feira, dados de um estudo da consultora Deloitte que mostram que entre 2000 e 2012 o peso da carga fiscal aumentou mais nos rendimentos intermédios do que nos mais elevados, penalizando por isso a classe média. – Ainda há classe média?

- Despedimentos: Trabalhadores do Público avançam para greve - Os trabalhadores do jornal Público anunciaram uma greve como resposta ao novo despedimento colectivo. Em comunicado, os funcionários consideram que o despedimento "inviabiliza" o futuro do título.

- Polícia: Governo pretende aumentar para 59 anos e meio o acesso à pré-aposentação da PSP - O Executivo quer subir para cima dos 59 anos o acesso à pré-aposentação dos agentes da PSP. A proposta faz parte do documento apresentado aos sindicatos.

- IMI: Valor das casas dispara 270% com reavaliação de imóveis - O Diário de Notícias (DN) adianta, esta quinta-feira, que o valor patrimonial das casas que estão a ser avaliadas à luz das novas regras do Imposto Municipal de Imóveis (IMI) pode aumentar em cerca de 270%. Uma subida, refere o jornal, que só será suavizada se não avançar o travão à cláusula de salvaguarda sobre este imposto.

- Rede social: Funcionária do Hospital de Braga processada por comentário no Facebook - Um comentário depreciativo de uma funcionária do Hospital de Braga sobre o regulamento de fardamento da instituição valeu-lhe um processo disciplinar accionado pela administração, noticia esta quinta-feira o Público. – Como curiosidade a funcionaria apenas fez uma observação e em Abril ao que de acordo com o Público, o despacho em que o Hospital instaura o processo disciplinar só foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração três meses e meio depois do comentário publicado no Facebook…

- GNR: Três caixas multibanco assaltadas durante a madrugada – foi a madrugada de 11 de outubro..

- Política: Deputado Paulo Campos vive com ajuda dos pais – Não brinquem com quem realmente vive com dificuldades… por amor de Deus… isto é… é… é… como se diz na gíria “revolta-me os fígados”.

- Sindicato: Subida da idade da pré-reforma na PSP é uma decisão "ignorante, aberrante e desleal”

- Zorrinho: PS poupou com novos carros, diz Zorrinho - O líder parlamentar socialista defendeu esta quinta-feira que os novos contratos de aluguer de quatro viaturas permitirão à bancada socialista poupar cerca de 100 mil euros por ano e que o custo mensal será de 3700 euros. – Coitada da senhora que (aufere de uma pensão de 200€) interrompeu as comemorações do 5 de Outubro (à qual ao povo lhe vedaram as portas e hastearam a Bandeira de Portugal de forma vergonhosa) ao ver que um partido gasta 3700€ em… A5???????

- Empresa: Presidente da Conforlimpa detido por fraudes fiscais - O presidente da Conforlimpa, que é o sétimo maior empregador em Portugal, foi detido esta quinta-feira de manhã por suspeita de fraudes fiscais, avança a edição online do jornal Sol. – Não será o único, perante a comitiva parlamentar de corjas dentro do governo, após uma boa investigação deveriam descobrir muito mais…

- Orçamento: Suspensas as passagens à reserva e pré-aposentação de militares e polícias - As passagens à reserva, pré-aposentação ou disponibilidade para as forças armadas, serviços de segurança e prisionais vão ficar suspensas durante o próximo ano, segundo a versão preliminar do Orçamento do Estado (OE) para 2013. – se calhar até convém porque se se dá um motim, o melhor mesmo é ter as costas quentes, não?

- Reacção: Função Pública diz que aumento de impostos "insustentável" e uma "enormidade"

- Hospital: 400 novos doentes chegam anualmente à consulta de cuidados paliativos do Santa Maria - Mais de 400 novos doentes chegam anualmente à consulta de cuidados paliativos no Hospital Santa Maria, a maior parte "não faz a mínima ideia" do que são aqueles cuidados para minimizar a dor na doença e o seu impacto na família.- não mesmo!!!!! E a cortar no essencial… costumo dizer que as asneiras de alguns médicos tapam-se com terra, neste caso, o governo deve querer privatizar um cemitério chamado Portugal e quem sabe, vende-lo a Angela Merkel.

- Orçamento: Governo prevê despedir 10 mil funcionários públicos - O jornal i avança, esta sexta-feira, que é intenção do Governo despedir ‘apenas’ 10 mil funcionários públicos com contratos a prazo. Um número muito abaixo da proposta entregue esta semana aos sindicatos e que previa um corte de 50%, ou seja, mais de 40 mil funcionários. – Será que ainda não ouviram a voz do povo “DEMITAM-SE”? certamente seria de acordo comum entre Povo e Oposição.

- Austeridade: Portugueses estão de regresso à rua para 'jornada' de protesto

- Orçamento: Subsídio por morte cortado para metade - O Governo quer cortar para metade o subsídio por morte, que é atribuído às pessoas de família a cargo dos aposentados por mortes destes, limitando o valor a 1.257,66 euros. O valor a atribuir por morte dos aposentados é cortado a metade, e junta-se a outros cortes como o de 6% no subsídio de desemprego e de 5% no subsídio por doença.

- Crime: Duas caixas Multibanco assaltadas em Alcobaça e Torres Vedras

- Cultura: Autores e produtores a título individual vão pagar IVA por direitos de autor – Eu também os pago e não são pequenos.

- Protesto: Frente Comum convoca manifestação em Lisboa para 31 de Outubro

- Media: Público que acabar com o suplemento 'Inimigo Público' – satiricamente falando, o feitiço virou-se contra o feiticeiro… só lamento é pelos seus colaboradores.

- AHRESP: Restaurantes admitem fechar casas de banho em protesto - Os representantes do sector da restauração admitem fechar as casas de banho em forma de protesto. A AHRESP fala de uma situação de "desespero" e admite todas as formas de luta. O secretário-geral da AHRESP deixa um aviso ao Governo. "Em Novembro é pago o terceiro trimestre de IVA, mas as microempresas não o vão liquidar porque não têm dinheiro, e aí o ministro das Finanças vai aperceber-se do massacre que anda a fazer", sublinha. José Manuel Esteves diz que no segundo trimestre várias microempresas pediram empréstimos para pagar o imposto, mas agora já não existe mais património para garantir esses créditos.

- Governo: Ministra da Justiça diz que investigação à corrupção aumentou 80% - deveria aprofundar mais a questão Srª Ministra, principalmente na classe Alta, onde há fumo, há fogo!

- IEFP: Número de inscritos nos centros de emprego sobe 23,4% em Setembro – fora os não-inscritos

- Protesto: Setor das farmácias realiza desfile até ao Ministério da Saúde

- Protesto: Milhares de manifestantes da CGTP pedem demissão do Governo

- Claudio Hochman: Milhares em "manifestação cultural, suprapartidária, suprassindical"
- Protesto: Canções, coreografias e 'tacholadas' nas ruas de Coimbra - Centenas de pessoas animaram as ruas de Coimbra e uma praça da Baixa da cidade com canções, coreografias e ‘tacholadas’, integrando-se no protesto nacional 'Que se lixe a Troika! Queremos as Nossas Vidas!'.

- Protesto: Manifestantes em Lisboa dizem que "um país sem cultura deixa de ter valores" – Só agora se aperceberam que um País sem meios de subsistência, cujo Povo luta por muitas vezes colocar o Pão na mesa, não consegue ir ao teatro, ao cinema, ou a um programa cultural que seja?

- Reacção: Juízes consideram "lamentável desrespeito" do Governo por decisão do Constitucional - O presidente da associação sindical dos juízes considera "lamentável o desrespeito" do Governo pelo acórdão do Tribunal Constitucional que denunciou a desproporcionalidade no corte dos subsídios de férias e Natal na Função Pública e nos pensionistas do Estado.

- Transportes: Maquinistas do Metro Sul do Tejo param nas horas de ponta até sexta-feira
- Energia: Combustíveis sofrem aumentos a partir de hoje - Encher o depósito vai ficar mais caro a partir de hoje. A maior subida deverá registar-se no gasóleo, que poderá mesmo bater um novo recorde – notícia de 15 de outubro

- Protesto: ‘Cerco a S.Bento! Este não é o nosso Orçamento’ pede hoje demissão do Governo promovido pela plataforma 15 de Outubro.

- Explosivos: Caixas multibanco assaltadas em Santiago do Cacém e Matosinhos

- Associação Farmácias acusam Ministério da Saúde de não pagar dívida de 10,5 milhões referente ao mês de Agosto.

- Media: Cofina fecha revista Automotor

- Media: Impresa fecha cinco revistas e negoceia saída de 50 trabalhadores

- Crise: Funcionários consulares na Suíça dizem que é "humanamente impossível" suportar impostos em 2013 - Os trabalhadores dos consulados portugueses na Suíça enviaram ao Governo e ao Presidente da República um manifesto a alertar para as quebras nos salários, sublinhando ser "humanamente impossível" suportar a carga fiscal anunciada para o próximo ano.

- ERSE: Eletricidade aumenta 2,8% para clientes domésticos em Janeiro

- OE2013: Governo prevê finalizar privatizações da TAP e ANA no início do próximo ano

- Austeridade: Sector da comunicação social sofre corte de 45,26% em 2013

- Estaleiros: Trabalhadores bloquearam entrada de deputados nos estaleiros de Viana

- AR: Manifestantes derrubam grades junto ao Parlamento, polícia reforça segurança

- Protestos: Manifestantes ocuparam relvado em frente à Assembleia da República

- Protesto: Polícia carrega sobre manifestantes junto ao Parlamento

- Protestos: Confrontos entre polícias e manifestantes junto ao Parlamento causam 11 feridos

- Reacção: "Orçamento é um roubo aos trabalhadores e à mobilidade das populações", diz Fectrans

- Orçamento: Governo promete reduzir frota de 26.605 carros – depende onde seja cortado!!! Cortam em quê? Nos bens essenciais por exemplo em patrulhas da PSP, GNR? Ou nos directores e sub-directores que encostam os seus carros à porta e andam à custa do Estado Português?

- Protesto: Pequenas e médias organizam vigília para 29 de Outubro

- Manifestação: Restauração exige redução do IVA junto ao Parlamento

- Austeridade: Agência Lusa anuncia programa de rescisões por mútuo acordo
Entre outros mais títulos que contribuem para o desgaste psíquico, que tal abordar as medidas que o Governo apresentou no passado dia 15 para o OE2013? Caso quase para dizer que: Sendo a velocidade da luz superior à velocidade do som, é perfeitamente normal que algumas pessoas pareçam brilhantes até abrirem a boca e quando abrem a boca deveriam pensar que as correntes que nos impedem de sermos livres são mais mentais do que físicas.

- Corte no número de escalões do IRS
- Sobretaxa de 4% em sede de IRS
- Governo mantém travão ao aumento do IMI
- Juros e rendimentos de capitais taxados a 28%
- Subsídios de desemprego e doença vão pagar 'imposto'
- Empresários e sócios-gerentes passam a ter direito ao subsídio de desemprego
- Subsídio por morte cortado a metade
- Benefícios e deduções à colecta são reduzidos em 2013
- Reformas com cortes acima de 1.350 euros
- TSU desce para quem contratar desempregados com mais de 45 anos (esta medida deve ser das poucas melhor aplicadas, quantas e quantas pessoas se encontram nesta situação há imenso tempo????)

- Idade da reforma na Função Pública sobe para 65 anos
- Trabalhar em dia de feriado vai valer apenas 25%
- Subida do imposto petrolífero encarece combustíveis
- Carros mais potentes e mais poluentes com imposto agravado em 10%
- Governo avança com IVA de caixa (O Governo vai criar um regime de contabilidade de caixa no IVA que permita às pequenas empresas só terem de entregar o imposto quando receberem dos seus clientes. Esta é uma medida há muito pedida pelos empresários que chegam a pedir empréstimos para pagar o IVA;)
- Derrama máxima passa a ser aplicada a lucros a partir de 7,5 milhões de euros
- Agricultores e criadores de animais deixam de estar isentos de IVA
- Transações financeiras vão ser taxadas em 0,3%
- Prémios no Euromilhões superiores a cinco mil euros taxados a 20%
- Gastos com PPP descem em 250 milhões de euros
- Privatizações da ANA e TAP concluídas no início de 2013
- Privatização dos CTT avança em 2013
- Saúde com corte de 1,7 mil milhões em 2013
- Governo dá mais 101 milhões para a área da Ciência e Ensino Superior
Para mais informações ou duvidas sobre as medidas apresentadas é favor visualizar a pagina: http://www.noticiasaominuto.com/economia/14988/oficial-conhe%c3%a7a-as-medidas-do-or%c3%a7amento-para-2013

Meras questões:

- Porque razão, fulano tal, se barricou numa quinta qualquer e aparecem as “forças especiais” através de meios mais agrestes para mobilizar o individuo que se encontrava completamente transtornado…

- Porque razão, sai a publico uma noticia que beltrano deu um tiro na esposa que sofria de Alzheimer e em seguida se suicidou? Não será óbvia a resposta?

- A uma criança não lhe foi dada uma refeição numa escola de Quarteira, em prol de uma divida contraída pelos pais… então foi optado ser dado à criança, um lanche reforçado????

Entre estas muitas outras questões que já não pretendo ler ou rever porque me deixam completamente agoniada.

Caramba! Em que Mundo vivemos? Numa hierarquia que são como as prateleiras? Que quanto mais altas mais inúteis?

REFERENDOS OU PETIÇÕES infelizmente não são vinculativos, pelo que pedidos de opinião para me fazerem gastar o tempo sem ter voto na matéria Já que a ultima palavra é a do parlamento só me resta o apelo à mobilidade do Povo para metermos travão a estas medidas que só têm contribuído para os títulos informativos acima mencionados porque Portugal é um país geométrico que não deixa de ser rectangular tem problemas bicudos discutidos em mesas redondas, por desgovernados.

E já agora quem deveria GOVERNAR o nosso País, deveria ser um GESTOR (A), por exemplo uma avó ou avô cuja vida esteve ligado ás necessidades diárias, que sabem como esticar o dinheiro para dar para o mês inteiro e sobretudo porque têm conhecimento profundo das dificuldades que estes putos que lideram o País, andam a brincar com estas mesmas dificuldades do POVO.

Politicamente incorrecto mas com a austeridade para 2013 a verdade que é: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura… no orçamento doméstico e que Portugal caminha para a ruína!

Sem comentários:

Publicar um comentário

Comente!,